Bem Vindos!

Este blog é dedicado as pessoas que tem interesse em aprender a tocar contra-baixo assim como eu. Aqui vou postar informações, dicas, vídeos, links para foruns e sites relacionados ao instrumento e principalmente vou tentar reunir exercícios e orientações básicas no estudo do contra-baixo.

Importante dizer que as informações postadas neste blog são geradas a partir dos meus estudos e quando eu postar conhecimento de terceiros vou citar as fontes.

Espero que isso ajude a todos nós.

Italo Wander
Fortaleza -CE

domingo, 24 de abril de 2011

GIANNINI AE04B


Há alguns anos comprei um contra baixo antigo de um conhecido, tempos depois descobri ser um GIANNINI AE04B de 1980, a partir disso passei ter um gosto especial pelo instrumento. Ele estava com o braço muito empenado, mão rachada e modificada, a cor original havia sido retirada e pintada apenas com verniz para madeira, a parte externa dos captadores havia sido pintada de preto, mas ele ainda estava com ponte, tarraxas e captação original. Passei a pesquisar na internet até que achei um pequeno catalogo com as informações técnicas. Decidi reformá-lo, não apenas para voltar a ficar em estado de tocar, mas para chegar o mais próximo do original da época, assim o fiz. Conheci um Luthier local que se dispôs a tentar uma restauração e conseguimos um resultado muito legal, ele conseguiu restaurar a mão, recuperar a cor original dos captadores por baixo da tinta preta, também procuramos uma cor próxima para aplicar no corpo do instrumento e por fim reproduzimos o logo da época. A única coisa que mantive fora do original foram os Knobs cromados que parecem botões de radiola, e que sempre gostei desse efeito.


Catálogo da Época

Vídeos GIANNINI AE04B após Restauração

Abaixo as fotos do antes, durante e depois. Espero que gostem desta história e do resultado da restauração e caso alguém tenha informações sobre este baixo postem aqui neste espaço para que eu possa conhecer mais sobre meu baixo preferido.

















Atenciosamente,
Italo Wander de Sousa Amaral

8 comentários:

Abalone disse...

Alguns o chamam carinhosamente de "Formigão"

Natália disse...

Ola amigo, estou tb na estaca zero como vc ficou! Tenho em maõs o corpo desse baixo raro e quero montá-lo, gostaria q vc me dissesse como e o q vc usou para montá-lo. Por favor, aguardo suas dicas como: circuito, orçamento e todo o mais! Desde já, muito obrigada e aguardo suas respostas. Fica com Deus.

Unknown disse...

Diz a lenda que esses baixos vieram com captadores Fender precision e depois dimarzio. O meu ligado no mesmo volume de um Fender Squier deu um pau nele.

Cesar disse...

Ficou show o projeto parabéns mano....

celobacci disse...

Os captadores desses baixos eram todos Mighty Mite americanos.

Anônimo disse...

esses contra baixo são ótimo tenho uma dessas raridade.

Anônimo disse...

Bom dia meu amigo, sou luthier e queria fazer uma réplica desse baixo sendo que não tenho o gabarito dele parabéns pela reforma!

Sergio disse...

Boa noite senhores, tenho um formigão todo original e impecável raridade mesmo
em casa e gostaria de vende-lo pois eu não toco e ganhei do meu irmão, sou de Santos vou deixar meu tel (13)997605939