Bem Vindos!

Este blog é dedicado as pessoas que tem interesse em aprender a tocar contra-baixo assim como eu. Aqui vou postar informações, dicas, vídeos, links para foruns e sites relacionados ao instrumento e principalmente vou tentar reunir exercícios e orientações básicas no estudo do contra-baixo.

Importante dizer que as informações postadas neste blog são geradas a partir dos meus estudos e quando eu postar conhecimento de terceiros vou citar as fontes.

Espero que isso ajude a todos nós.

Italo Wander
Fortaleza -CE

domingo, 24 de abril de 2011

GIANNINI AE04B


Há alguns anos comprei um contra baixo antigo de um conhecido, tempos depois descobri ser um GIANNINI AE04B de 1980, a partir disso passei ter um gosto especial pelo instrumento. Ele estava com o braço muito empenado, mão rachada e modificada, a cor original havia sido retirada e pintada apenas com verniz para madeira, a parte externa dos captadores havia sido pintada de preto, mas ele ainda estava com ponte, tarraxas e captação original. Passei a pesquisar na internet até que achei um pequeno catalogo com as informações técnicas. Decidi reformá-lo, não apenas para voltar a ficar em estado de tocar, mas para chegar o mais próximo do original da época, assim o fiz. Conheci um Luthier local que se dispôs a tentar uma restauração e conseguimos um resultado muito legal, ele conseguiu restaurar a mão, recuperar a cor original dos captadores por baixo da tinta preta, também procuramos uma cor próxima para aplicar no corpo do instrumento e por fim reproduzimos o logo da época. A única coisa que mantive fora do original foram os Knobs cromados que parecem botões de radiola, e que sempre gostei desse efeito.


Catálogo da Época

Vídeos GIANNINI AE04B após Restauração

Abaixo as fotos do antes, durante e depois. Espero que gostem desta história e do resultado da restauração e caso alguém tenha informações sobre este baixo postem aqui neste espaço para que eu possa conhecer mais sobre meu baixo preferido.

















Atenciosamente,
Italo Wander de Sousa Amaral

4 comentários:

Abalone disse...

Alguns o chamam carinhosamente de "Formigão"

Natália disse...

Ola amigo, estou tb na estaca zero como vc ficou! Tenho em maõs o corpo desse baixo raro e quero montá-lo, gostaria q vc me dissesse como e o q vc usou para montá-lo. Por favor, aguardo suas dicas como: circuito, orçamento e todo o mais! Desde já, muito obrigada e aguardo suas respostas. Fica com Deus.

Gustavo Bellegard disse...

Diz a lenda que esses baixos vieram com captadores Fender precision e depois dimarzio. O meu ligado no mesmo volume de um Fender Squier deu um pau nele.

Cesar disse...

Ficou show o projeto parabéns mano....