Bem Vindos!

Este blog é dedicado as pessoas que tem interesse em aprender a tocar contra-baixo assim como eu. Aqui vou postar informações, dicas, vídeos, links para foruns e sites relacionados ao instrumento e principalmente vou tentar reunir exercícios e orientações básicas no estudo do contra-baixo.

Importante dizer que as informações postadas neste blog são geradas a partir dos meus estudos e quando eu postar conhecimento de terceiros vou citar as fontes.

Espero que isso ajude a todos nós.

Italo Wander
Fortaleza -CE

domingo, 17 de abril de 2011

História do Contrabaixo

Tem-se notícia do contrabaixo desde a idade média, mas até o século XVIII o contrabaixo não era muito usado. 
A partir do século XIX o baixo passou a ganhar mais espaço no meio musical e no século seguinte(XX) ganhou expressão no Jazz, sendo aplicado para base dos solos de Sax.
Nesse período há relatos da dificuldade para transportar o instrumento, já que o mesmo era muito grande e pesado o que dificultava a vida dos baixistas.

Mas, a rotina e a experiência dos músicos baixistas sofreria uma grande revolução, pois no em 1951 um técnico em eletrônica, Leo Fender, lançaria o contrabaixo elétrico batizado de "Precision", já que usava uma escala com trastes de 34 polegadas, diferente da guitarra que usava trastes com distância de 30 polegadas.

Leo Fender
Modelo do Primeiro Baixo Elétrico produzido por Leo Fender em 1951.

O baixo ganhou muita popularidade na segunda metade do seculo XX e até hoje é um instrumento admirado por músicos e amantes da boa música.

.Essa foi uma pequena história sobre o contrabaixo


Italo Wander de Sousa Amaral
Fortaleza, 17 de Abril de 2011

Nenhum comentário: